domingo, 23 de maio de 2010

Artigo: Depreciação da música popular brasileira


Desde o fim da era de ouro da música popular brasileira, em minha opinião, a década de 70, caímos num abismo de criações, com uma pobreza de melodias e composições vazias, que não transmitem nenhum tipo de sentimento, nenhuma reflexão.

É revoltante ver que, em um país, que possuía canções que exprimiam pura emoção ou protestos "camuflados", evoluiu para o Pop-Rock, sarcástico e vago dos anos 80, e para o Funk e Pagode, com letras de sentido duvidoso, dos anos 90.

Acredito que, pelo fato de, os anos 70, ter sido um período de censura de ideologias, toda canção tinha um real sentimento. Hoje, com a democracia e total liberdade de expressão, o que se vê são muitas canções que sugerem o nada.

Mas, tivemos acertos! Exemplos disso são artistas, como Renato Russo, Cazuza entre muitos outros, e, nos estilos musicais, também entre muitos outros, o Samba-Reggae (não confundir com Axé Music!) tipicamente baiano.

Não serei hipócrita ao ponto de dizer que, não gosto de nada do que vem sendo produzido. Muito pelo contrário! Tanto gosto que me pego ouvindo, às vezes exaustivamente, tais músicas no meu dia a dia. Porém, isto não me faz pensar que tudo o que ouço tem um alto nível de qualidade, se comparado ao que se produzia na década de 70.

As vezes me deparo com pessoas mais velhas que eu lamentando a realidade de que não teremos mais a Jovem Guarda, a Tropicália, os Novos Baianos e os Doces Bárbaros, mas, acredito que nem tudo está perdido! A verdade é que, cabe a todos nós selecionar melhor o que ouvimos, para que nossos filhos e netos não dêem prosseguimento à queda deste avalanche intelectual.

3 comentários:

  1. Boa análise crítica.

    Agradeço mesmo assim a esses artistas e empresários da musica pop atual, por a maioria de suas canções e artistas serem apenas transitórios.

    Outra análise que faço é sobre o festival Rock in Rio. Festa que trouxe em suas edições tudo que tinha de melhor na arte da música do Brasil e do mundo. Gilberto Gil, Ivan Lins, Iron Maiden, Queen, Baby Consuelo e Pepeu Gomes, Erasmo Carlos, Ney Matogrosso, Rod Stuart, Paralamas & Titãs, Ozzy Osborne, Yes, Scorpions, AC/DC, Jimmy Clif , Sepultura, Elba Ramalho, Engenheiros do Hawaii eram esses os artistas dentre outros, que se apresentavam e de real valor culto musical.

    Hoje nos deparamos com o Rock in RIO Lisboa? E até já aconteceu o Rock in Rio Madrid... As atrações de peso são a musica pop e o Axé do Brasil que esse ano abriu a festa que, com certeza, não é mas a mesma.

    A praga chegou no Rock in Rio.

    ResponderExcluir
  2. eu tbm acho legal as músicas produzidas na década de 50, a bossa nova é muito interessante, o surgimento de cantores como: Vinicius de Morais,Tom Jobim, João Gilberto entre outros. As músicas hoje me dia não tem letras tão complexas como antes.



    Tairane Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Pois é, não ha nada mesmo de complexo no que é produzido musicalmente por agora...

    ResponderExcluir