quarta-feira, 26 de maio de 2010

Educação no Brasil a maior conquista verde-amarela


O Brasil está na 88ª posição no ranking de desenvolvimento educacional, segundo dados do relatório “Educação para todos” da UNESCO. É vergonhoso, pois estamos atrás de países mais pobres na America latinha como Paraguai, Equador e Bolívia. A média de repetência na America latina e no caribe não passa dos 4%. Já por aqui é de quase 19%. Esses índices só comprovam como a educação no Brasil está indo de mal a pior. Muito se diz que a educação é a base de tudo com a aplicação de um ensino de qualidade sendo desenvolvido desde a infância, pode-se ter uma melhor instrução da população.

Talvez a implantação de um método de ensino utilizado em países desenvolvidos seja um sonho distante do seu alcance, apesar de que algumas escolas que se dirigem a alunos de classe A, já utilizam esses métodos que acabam sendo satisfatórios, mas é esse o problema, quem tem dinheiro consegue direcionar uma boa educação, quem não tem se contenta com um sistema de aprendizado precário, retrógado, insuficiente. Talvez fosse preciso unificar todo esse sistema, investir numa educação de qualidade única para todos os estudantes pelo menos no ensino fundamental, mas confesso que acredito ser inviável num país capitalista e ainda em desenvolvimento é triste ver que o Brasil país conhecido por tantas vitorias tem essa que talvez seja a maior de todas a ser conquistada.



Referências: Revista VEJA

3 comentários:

  1. É triste mesmo. Educação é base de tudo, e é o maior problema do Brasil. Mas acho que é essa a principal vantagem que os políticos vêem em seus eleitores: quem pouco lê, pouco sabe e pouco pensa, até na hora de votar. E assim, continuam trocando seus votos por dentaduras.

    ResponderExcluir
  2. Não cheguei a pegar este tempo, mas o pessoal mais antigo deve se recordar do tempo em que educação de qualidade aqui na Bahia só era obtida nas escolas publicas, escola particular era coisa de pessoa de pouca inteligêcia,mas como o capitalismo é o que prevalece neste mundo tudo foi privatizado e com a educação não foi diferente.
    Mas é importante ressaltar que apesar de precária(e coloca precária nisso, vim de escola publica eu bem sei)a educação melhou mesmo que quase imperceptível.

    ResponderExcluir
  3. O assunto educação é muito importante,o índice de desenvolvimento educacional é precário, e nas escolas pblicas ainda mais,com Luana disse quem vem dessas escolas realmente sabe como funciona, eu tbm fui aluna de escola pública, não tenho vergonha de dizer isso, mas também não as defendo essas ecolas dizendo que são de boa qualidade pelo menos a minha em termos vulgares a coisa era feia,nem todos os professores eram formados,e alguns davam aula uma vez no mês,no ano não viamos metade do contéudo proposto, e quem se ferrava?
    Alunos ! olhe nem vou falar mais, porque se eu fosse falar tudo o que vivenciei, um livro não seria o bastante!É PRECISO MUDAR ESSA SITUAÇÃO NO BRASIL!

    ResponderExcluir