segunda-feira, 17 de maio de 2010

Educação, qual é o problema?

Atualmente pode-se perceber que existem vários problemas relacionados ao sistema educacional do Brasil. Entre as questões que merecem atenção no campo educativo brasileiro, está a forma de como o conteúdo pedagógico é transmitido aos alunos.
Perguntas e respostas já estabelecidas, são descarregadas nas mentes dos estudantes e estes por sua vez, não podem questionar esse sistema mecânico, o qual é muito complexo,que ignora a construção de conhecimento e os seus inclusos.
De um lado, têm-se as escolas públicas brasileiras, com um ensino de péssima qualidade, má infra-estrutura, professores desmotivados, mal qualificados e despreocupados com a aprendizagem do aluno. E de outro se tem a rede privada de ensino que também não demonstra muito interesse no que diz respeito ao aluno está ou não aprendendo e acaba por, descarregar um amontoado de informações, àqueles que na maioria das vezes já estão cansados de ficar escrevendo grandes textos, decorando fórmulas matemáticas e respondendo questões mirabolantes.
"O diálogo implica a honestidade e a possibilidade de interferir em um ambiente de confiança, ou seja, ele é entendido como interação e reflexão entre os sujeitos. Entretanto, favorecer a aprendizagem a partir do diálogo é algo que não ocorre de maneira espontânea, pois requer por parte do docente, ter uma escrita e conhecimento vigilante da classe, uma vez que o diálogo sugere que as pessoas estejam abertas a nossa idéia e formas de ponderar, a novas maneiras de ver educação."(V Colóquio Internacional Paulo Freire – Recife, 19 a 22-setembro 2005 A PRESENÇA DO DIÁLOGO NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO).
Há necessidade de que ocorra a apropriação de conhecimentos acumulados, bem como a qualificação para o trabalho, dimensão profissionalizante e interesse dos governantes no incentivo de melhorias educacionais, como por exemplo, um aumento de salário porque se o salário melhor fosse eles não precisariam sair nas ruas para fazer protesto pedindo que haja alguma melhoria e o que poderia ajudar bastante é que pelo menos uma vez por mês tivesse curso para estar renovando o conhecimento dos professores.
O que falta na educação brasileira é melhor comunicação entre alunos, professores e autoridades políticas, e interesse da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário