quarta-feira, 26 de maio de 2010

Kinsey - Vamos falar de sexo

Sexo sempre foi um assunto que deixa as pessoas desconfortáveis. Há 70 anos então era muito mais que isso. No filme Kinsey- Vamos falar de sexo temos uma idéia do que ocorria. O doutor e biólogo Alfred Kinsey, casado e com uma família estruturada, resolve fazer pesquisas em torno de um assunto que, para ele, é comum à todos: sexo. A sociedade da época, conservadora e preconceituosa, não aprova a conduta do estudioso e condena seus livros. Mas há também quem o siga e utilize-se de seus estudos.

O filme, uma produção de 2004 com direção de Bil Condom, mostra como a moral e costumes da década de 40 é abalada com as publicações científicas de Kinsey e sua postura pouco comum. Exibe alguns absurdos acerca do sexo que reprimia os jovens da época, os quais Kinsey lutava para desmistificar. Há momentos em que Kinsey, na intenção de realizar sua pesquisa, fala com pedófilos acerca de suas experiências sexuais.

Interessante que o longa trata de tudo isso sem vulgarizar. Mas também nos diz muito a respeito do comportamento de hoje, da hipocrisia atrelada à moral das pessoas, que gera preconceito. Como os homens do filme, que em segredo já mantiveram relações sexuais com outros homens.

Hoje temos um cenário diferenciado, mas com raízes nessa época. Uma sociedade moralista e retrógada, que mesmo com tanta informação se atem a um perfil de antes, se negando a aceitar a escolha de cada um de ser, fazer ou sentir como quiser. O olhar científico de Kinsey sobre sexo é exemplo de que o assunto pertence a todos, e deve ser tratado abertamente entre as pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário