domingo, 30 de maio de 2010

Patriotismo de Figurino


Chega mais um ano em que acontece um campeonato mundial de futebol, a copa do mundo, e com ela o patriotismo de moda, infelizmente reaparece ativo e leviano. De quatro em quatro anos observa-se, como um padrão, o desejo da sociedade em ter uma camisa verde e amarela, vesti-la afim de demonstrar patriotismo, um sentimento fabricado, leviano que surge em absoluto do campo sazonal emergindo a moda, ao invés, de emergir pelo real sentido que o patriotismo simboliza.
Nos veículos de comunicação os empreendedores estão, mais que habitualmente, reforçando a idéia de que para ser patriota é preciso ter uma camisa verde e amarela em época de copa do mundo. Promoções de camisetas, latinhas falantes, vibração pelo futebol e tirarão de sarro com o países dos outros, são recursos utilizados pela propaganda e o futebol surge como o único e infeliz argumento para sermos comparados como melhores do que as outras nações menos desfavorecidas economicamente. Senso de humor é importante, mas para coisas engraçadas de verdade. Essa propaganda idiota veiculada atualmente, a qual sem graça menosprezam o povo argentino, atinge em foco essa sociedade sem senso crítico que riem mesmo assim.
As vezes sinto invejado pela a atitude da sociedade Argentina um povo que na maioria das vezes, asseveraram por exemplo, reivindicação por melhores tratamentos e reconhecimento da profissão de empregada doméstica. Na contra mão, no Brasil desde 1990 existe uma lei que protege o empregado doméstico. Lei que somente está representada no papel e segue sem o consentimento do próprio empregado doméstico que nem sabe que essa tal lei existe, já que não fora informada no jornal da noite que antecede a novela imperdível. Fazer greve como dito pela televisão é ruim, mas morrer de fome é legal...
Ao invés de utilizar esse período para demonstrar a insatisfação com manifestações em relação a exploração do trabalhador, aos altos salários das cúpulas do poder legislativo, executivo e judiciário, onde seriam esses sim movimentos patrióticos, a sociedade brasileira faz o que lhe manda, sem nem pensar nos problemas em que se enfrenta como a saúde pública precária, segurança pública, transporte público, educação, altos índices de mortalidade devido ao uso de crack. Não reivindicam os concursos públicos mentirosos, que literalmente roubam através das suas inscrições caras, jamais admitem para o tão almejado emprego de renda estável, dentre outros problemas graves que simplesmente seguem incólumes sem nenhuma objeção.
Caracteriza-se a falta de real patriotismo quando não se vê a devida importância da população que omitida, não celebra ao dia do índio em 19 de Abril ou o dia independência do Brasil em 7 de Setembro, ou o dia da bandeira no 19 de Novembro, 15 de Novembro dia da Proclamação da República. Essas sim são algumas datas que deveriam ser simbolizadas pelo povo com o verdadeiro patriotismo. Assim como o dia de 2 de Julho na Bahia que não é enaltecido. Ah, esse era o nome do aeroporto de Salvador...

6 comentários:

  1. realmente, essa é uma época em que todos se empolgam,se sentem reverenciados, adotam um patroitismo forçado,e se saboreiam com as propagandas de sarcasmo de outros países.Mas muitos colocam seu patriotismo em cenas bizarras, que isso sim é motivo de riso!

    tairane Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Esse patriotismo é só nesta hora mesmo. A copa passa e o sentimento adormece...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. As vezes as pessoas esquecem que só o fato de você torcer pela seleção não te configura um patriota.
    Patriota é aquele que vai as ruas lutar pelos direitos da nação, patriota é aquele que estende a mão ao próximo afim de melhorar a sociedade. Dentre outras milhões de coisas que não se resumem em vestir uma camisa verde e amarela.

    ResponderExcluir
  5. Ser patriota eis a questão?
    Queria saber quem realmente é?
    Falando em patriotismo lembrei aqui do livro triste fim de Policarpo Quaresma (Lima Barreto), e senti vontade de ler novamente, acho muito interessante o patriotismo exacerbado de Policarpo!
    Tairane Oliveira

    ResponderExcluir
  6. "A copa passa e o sentimento adormece".Essa frase revela tudo mesmo.O patriotismo só é aguçado, se é que podemos dizer assim, nesses momentos de festa; e um deles é a copa do mundo. Depois das festas os problemas ficam.Há a necessidade sim, de se preocupar com coisas mais importantes e que farão o futuro do país.

    ResponderExcluir