quinta-feira, 21 de outubro de 2010

SOBRE SUSTENTABILIDADE



Nos dias atuais percebe-se a grande importância do Marketing Institucional ou como queiram, a nova onda da sustentabilidade. Grandes empresas e instituições comerciais na grande maioria, começam a adotar esse modelo de responsabilidade solidária afim de ficaram com boa impressão perante aos olhos dos consumidores.

O mesmo comprador(a) que muitas das vezes, nem faz uma coleta seletiva de lixo em sua casa e nem controla o tempo do banho e o gasto de energia, adota de utilizar produtos como da Natura, Petrobras, Braskem, Camargo Correia, Suvinil, dentre outras empresas, as quais atuam incessantemente em ações de marketing, não só no segmento ambiental mas cultural, esportivo e social. E com esse tipo de ações, ganham destaque e conseqüentemente a preferência do público-alvo, que consome na intenção de estar fazendo a melhor escolha solidária.

Mas há muitos paradoxos. Um deles é se o produto da empresa sustentável for mais caro que o concorrente não sustentável, com absoluta certeza, a maioria dos consumidores preferirão o produto que, por fim,  menos pese no seu bolso. Outra contradição é que algumas destas empresas são responsáveis por danosos acidentes ambientais, desastres ecológicos, contaminações e poluição da natureza.

Hoje a empresa mais bem vista na percepção do consumidor Brasileiro é a Petrobras. Mas quantos acidentes ambientais esta instituição já causou? Hoje acredito que ela seja mais responsável e mais preparada para controlar muito bem suas extrações. Mas por se tratar de uma empresa que extraí matéria prima extremamente poluente, não podemos descartar que acidentes ecológicos aconteçam.

Um drástico acidente ambiental e fresco na nossas mentes, é o derramamento de óleo que ocorre no Golfo do México, que aliais segundo estudos, seus danos serão estendidos para a Europa, atingindo países como a França e a Inglaterra. Seus estragos já matam corais próximos a ilhas e a paraísos naturais, e que podem desaparecer por não possuir mais essa proteção natural. Infectam animais e desempregam pescadores, causando caos na natureza e na economia de diversas sociedades.

E é isso que me preocupa. A gasolina brasileira continua uma das mais caras do mundo, apesar do país ser um dos maiores produtores mundiais, de ter descoberto diversas jazidas de petróleo no fundo do mar, de ser uma empresa estatal, ela é como qualquer outra empresa que utiliza matéria prima da natureza. Desejo que quando começarem a explorar as jazidas de Pré-Sal, não ocorram acidentes ecológicos danosos, que nossa gasolina baixe de preço, que a estatal sirva de verdade como responsável solidária, investindo como prometido pelo Presidente da República Lula, em áreas como: Saneamento Básico, Educação, Saúde dentre outros setores precários da sociedade e que realmente precisam de  responsabilidade social.

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