segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

PROJETO #EUSOUGAY [TEXTO INTERDISCIPLINAR]


No dia 12 de abril de 2011 foi convocada uma unidade em nome dos direitos humanos. A todos que, independente de orientação sexual, raça, credo e sotaque, aos que acreditam na tolerância, compaixão e respeito pelo próximo, fora pedido fotos com uma só mensagem: #eusougay. Esse vídeo é a resposta dessa campanha incrível.

Falar sobre homofobia é fácil, até mesmo os preconceituosos sabem muito bem qual a definição dessa palavra. O termo homofobia foi empregado inicialmente em 1971, pelo psicólogo George Weinberg. Esta palavra, de origem grega, remete a um medo irracional do homossexualismo, com uma conotação profunda de repulsa, total aversão, mesmo sem motivo aparente. Trata-se de uma questão enraizada ao racismo e a todo tipo de preconceito. Este medo passa pelo problema da identificação grupal, ou seja, os homófobos (indivíduo que tem fobia (medo, receio) a homossexuais e não aceita relações afetivas e sexuais entre pessoas do mesmo sexo) conformam suas crenças às da maioria e se opõem radicalmente aos que não se alinham com esses papéis tradicionais que eles desempenham na sociedade, ainda que apenas na aparência.

Alguns assimilam a homofobia a um tipo de xenofobia, o terror de tudo que é diferente. Mas esta concepção não é bem aceita porque o medo do estranho não é a única fonte em que os opositores dos homossexuais bebem, pois há também causas culturais, religiosas, políticas, ideológicas, e outras que se entrelaçam igualmente no preconceito. Há, porém, dentro dos grupos citados, aqueles que defendem e apoiam os direitos dos homossexuais. Dentro das normas legais, também há leis que entre casais do mesmo sexo e casais do sexo oposto se diversificam. E, por mais estranho que pareça, em pleno século XXI, alguns países aplicam até mesmo a pena de morte contra homossexuais.

O homófobo reage perante os homossexuais com calúnias, insultos verbais, gestos, ou com um convívio social baseado na antipatia e nas ironias, e esses são os modos mais disfarçados de se atingir o alvo sem correr o risco de ser processado porque fica muito mais difícil nestes casos provar que houve um ato de homofobia.

Por: Louise Teixeira
4º Semestre - Publicidade e Propaganda

Nenhum comentário:

Postar um comentário