quinta-feira, 22 de abril de 2010

Brasil: 510 anos de descobrimento

Em 22 de abril de 1500, desembarcavam em terras brasileiras Pedro Álvares Cabral e sua frota de desbravadores portugueses. Começava a ser escrita a história do Brasil, uma terra que até hoje colhe os frutos do seu descobrimento.
Sobre o domínio português, o Brasil era colônia, era escravo e freguês. De nós tiraram os frutos, os filhos e o sangue. Levaram-nos com eles em navios à Europa. Deixaram-nos com sede de ter-nos de volta.
Hoje ainda, sofre desse mal o povo brasileiro. Ainda nos saqueiam, agora outros vilões. Somos escravos de um país de políticos, que nos devolvem o esforço em moedas. Temos saúde, transporte, segurança, saneamento básico de terceiro mundo. E concordamos com o que está aí quando, nas urnas, elegemos as mesmas figurinhas repetidas. Não aprendemos com os escravos a coragem que lhes era inata. Não herdamos dos índios a força para lutar por direito ou justiça.
Hoje temos muito o que refletir. Numa data tão importante, pouca comemoração se viu, e pouco há para comemorar. Guardemos nossa energia para a copa do mundo quando, enfim, ser brasileiro é motivo de orgulho. Esse país que hoje faz 510 anos tem filhos ingratos.

2 comentários:

  1. Realmente jUh falou tudo!Um tema que nem em lugar algum foi discutido que é tão importante o descobrir das nossas terras apagado da nossa mente ,ou seja, só lembrado quando se tem comemoração em massa porque a verdade é que o povo brasileiro ultimamente só quer saber de "sassaricar".É triste mas é assim,O Braasil!

    ResponderExcluir
  2. Ao invés de estarem satisfeitos com a miséria de títulos, isto é, com o fato do Brasil só ser o primeiro no futebol, os brasileiros deveriam se importar com outros rankings. Este País merece muito mais..

    ResponderExcluir