quinta-feira, 17 de junho de 2010

O COSMOPOLITISMO DA VUVUZELA


No dia 15-06-2010 a Seleção Brasileira de Futebol, enfrentava a Coréia do Norte, equipe que não disputava uma copa do mundo há 44 anos, quando ficou conhecida como a zebra da competição de 1966, eliminando a seleção da Itália. Mesmo assim a nossa seleção não encontrou facilidades, muita marcação dificultou o toque de bola do Brasil, que arriscava bolas de longe sem muito êxito. O único com mais afinco era Robinho, que corria, brigava e emanava pedaladas ao som das vuvuzelas.
Cerca de 35.000 Brasileiros natos, estavam na torcida no jogo do Brasil contra a Coréia do Norte. Assim como na África do Sul , aqui no Brasil em época de copa do mundo as pessoas se enfeitam para torcer pelo futebol. Muita tinta para pintar o corpo e artefatos como: peruca, chapéu, camisetas, óculos, bonés. Fica tudo verde e amarelo. Mas nessa copa, um componente da torcida se tornou indispensável. A vuvuzela.
No momento o instrumento é o principal artigo das animações das torcidas de futebol durante a Copa do Mundo. Pude me dar conta disso, quando mostradas às torcidas de diversos países na África do Sul, todas elas, nas ruas ou nos estádios, alguns torcedores tentam tocar, outros dão assopro, mas não tenha esse que não já reconheça e queira tocar a global e popular vuvuzela.
Saí o primeiro gol do Brasil. Um golaço do Ala direito Maicon, que chegou pela linha de fundo, fez que ia cruzar, e mandou um três dedos fazendo com que a Jabulani entrasse despretensiosamente no canto do gol. GOLLLL DO BRASIL!
E eu aqui na Pituba-Salvador-Bahia-Brasil ouvi de perto o som das vuvuzelas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário