terça-feira, 1 de junho de 2010

Eutanásia: Ato de misericórdia ou crime contra a vida?

Boa morte é o que significa a palavra eutanásia, mas será que todos concordam com o significado? Obvio que não, há várias discussões sobre ela, em vários aspectos e pontos de vistas. Sabe-se que eutanásia é a prática pela qual se abrevia a vida de um enfermo incurável de maneira controlada e assistida por um especialista.

Acredito que a eutanásia seja um caminho para evitar dor e sofrimento de pessoas em fase terminal ou sem qualidade de vida, vitimas de doenças irrecuperáveis, vegetando no leito sendo mantida viva apenas por aparelhos.Mas posso dizer que concordo com a eutanásia de pessoas inconscientes, que estão sem prespectiva alguma de sobrevivência, pois uma pessoa consciente que sabe o que passa com ela e ao seu redor, na minha opinião ainda nem que seja minimamente acredita que possa se recuperar e viver e logicamente a sua família.

As vezes me deparo com discussões sobre eutanásia, e fico perplexa, sei que existe muitas divergências, religião, estado, família. Mas não posso imaginar uma pessoa sofrendo tanto tempo, em coma, tendo escoriações por não poder sair do leito, se definhando, e sobrevivendo somente por ajuda de aparelhos, é uma dor incomparável, tanto para ela, quanto para a família, que vivencia tudo aquilo por muito tempo, sofre, sabe que não tem jeito, que a pessoa vai morrer. Muitos dizem que a “esperança é a ultima que morre” mas será isso verdade, nem mesmo a família fica tão confiante assim.

Mas morrer com dignidade é a prevalência da eutanásia.,O caso de Terri Schiavo é um modelo exemplar para alimentar discussões sobre eutanásia, muitas pessoas se basearam nesse caso para ser contra, mas esse caso é o pior exemplo para esse debate na esfera pública, pois deixar uma pessoa treze dias sem comida e sem bebida é o pior tipo de morte possível. Então no caso dela um ato que acelerasse o processo de morte, seria um respeito a sua dignidade e ao seu sofrimento.E no meu ponto de vista isso não se reflete a eutanásia que significa “boa morte” e sim ao um assassinato.

Portanto posso dizer que defendo a eutanásia, a boa morte com dignidade, pois nenhum individuo, merece tanto sofrimento.

6 comentários:

  1. O caso de Terri Schiavo tem outro nome. Distanásia ,ou seja, morte causada com sofrimento para o paciente. Com a alimentação retirada a paciente Terri Schiavo ficou sem nutrição e consequente morreu. Um assassinato de fato.
    Acredito que a eutanásia, tanto quanto a ortotanásia, agem com o intuito de diminuir o sofrimento do paciente e das familias, as quais, de acordo devem asserverar as práticas em seus entes.

    ResponderExcluir
  2. Penso como Lucas. Meu pai ficou quase 5 anos em coma, e eu sempre dizia que se tivesse algum aparelho o mantendo vivo, eu seria o primeiro a desligá-lo, sem pestanejar... Mas nada o mantinha vivo a não ser o amor e a vontade de viver. Nenhum aparelho. Se eu quisesse fazer eutanásia nele, seria igual a este caso. Desse jeito não. Desse jeito considero um assassinato de fato. No caso da Terri ainda teve um agravante, o marido queria se separar para casar de novo, e os pais dela chegou a implorar para tomarem conta da filha do jeito que estava. Achei mais triste ainda. Parece frase feita, mas só quem realmente passou ou está passando por esta situação pode dar de fato um depoimento convincente. Só quem passa por isso sabe. Mesmo sabendo que é difícil o fato de eu ver a pessoa que mais amo em coma, inerte, vegetal. A gente sempre acha que estamos vivendo num sonho e que tudo irá se resolver. Por mais instrução que temos. Mas a eutanásia eu sou a favor, no caso se for desligar um aparelho e o paciente imediatamente morre. Não tenho esse espírito assassino de tirar a alimentação e a hidratação do paciente e esperá-lo vir a óbito. Isso não!

    ResponderExcluir
  3. Sempre achei a eutanásia uma decisão válida. Entendo que ela deva ser tomada quando a vida passa a ser artificial. Só tenho medo dessas confusões, como no caso da Terri Schiavo, quando se aproveitam do conceito de eutanásia e acabam causando mais sofrimento ao paciente e sua família.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo eu concordo plenamente com o seu ponto de vista e só quem vivencia esse fato pode realmente dá o seu depoimento, eu já vi muitos casos sobre eutanásia, acompanhei o sofriemnto de uma família, e do proprio enfermo e posso dizer que é muito difícil tomar uma decisão!A emoção sobrepôe a razão, mas mesmo assim eu concordo com a eutanásia, claro que com algumas reslavas,pois da forma que Terri morreu eu não desejo uma morte dessa a ninguém é "golpe baixo"

    ResponderExcluir
  5. Este é um assunto sempre muito delicado de se comentar...
    Mas, concordo que quando não ha perspectiva alguma de reversão de um quadro se saúde de uma pessoa, a decisão mais digna a ser tomada é sim a eutanásia.

    ResponderExcluir
  6. Esqueci de indicar um filme espanhol chamado MAR ADENTRO, maravilhoso. Com Javier Barden. Conta a história de um cara que fica tetraplégico durante 30 anos, mais ou menos, e resolve pedir para morrer. Vale a pena conferir. Vale a pena a reflexão.

    ResponderExcluir