sábado, 5 de junho de 2010

A DESCONHECIDA

Meio dia. Desconhecida e só num balneário distante. De maiô novo, resolveu nadar. Mesmo não sendo atleta. Mesmo não sendo magra. Preguiçosa. A coragem deveria vir do maiô. Mas a cada braçada, a coragem ia se esvaindo junto com o ele. Quando se deu conta, estava nua. Quase. Ficou a parte de cima. Poderia ser pior? Poderia ser tudo. Pensa. Pensa em gritar, acenar, nadar, chorar, rezar, morrer. Não fez nada. Esperou. Várias possibilidades e idéias surgiram em sua mente desesperada e apreensiva. Iriam ver suas vergonhas, imaginou. A ajuda poderia vir de uma mulher, assim diminuiria o constrangimento. A outra desconhecida chegou perto e estava tão determinada em ter um bronzeado mediterrâneo que certamente nem notou a gorda nua. Mergulhadores curiosos, sim, notaram sua nudez submersa. Trouxeram saia para amenizar o sofrimento da pobre mulher. Mesmo não combinando. Mesmo não sendo seu estilo. Vestiu. Não tinha outra opção. Agora, o balneário inteiro já conhecia a gorda do maior fugitivo que foi resgatada numa saia verde. Ao chegar em terra firme, suspirou. Mesmo de saia verde. Mesmo constrangida. Não viram suas vergonhas, mas com vergonha.

Fiz este texto há dois anos, durante um curso de Criação Literária com a professora Cássia Lopes. Acabei de encontrá-lo em minhas coisas... Boa lembrança. A foto foi tirada no natal de 2008, Porto Alegre.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Lendo esse texto tive o deslocamento para eventuais acontecimentos passados e que ainda acontecem em minha vida. Interpretei através da metáfora que me veio, o paradoxo entre o pensar estar preparado, para fazer algo, sem se quer, se perguntar e analisar os reais perigos e chances de darem certo antes do fato.
    Acho que se tem um pouco haver até com a questão de planejamento prévio. O agir por impulso muitas vezes é inapropriado, em algumas chances acaba dando certo para aqueles que tem certeza, preparados para fazer, ou que então já passaram por aquela experiência.
    Só arrisquem quando se tenha a certeza de um eventual risco e ou a garantia de um sucesso.
    Nem preciso dizer que é um excelente texto e um belo enquadramento fotográfico.
    Ao nosso maestro professor Marcelo e a turma, digo que foi um grande prazer estudar com vocês.

    ResponderExcluir