domingo, 6 de junho de 2010

Veja-me, sinta-me, toque-me, cure-me



Sexta-feira à noite quando assistia uns DVD's musicais, diga-se de passagem um dos meus lazeres preferidos, dessa vez eu estava curtindo um show do The Who, banda britânica formada em 1964, uma de minhas bandas de Rock and Roll preferidas. No palco estava a formação quase original da banda até então ano de 2000, exceto o falecido Keith Monn: Roger Daltrey nos vocals, o monstro e lendário John Entwistle no contrabaixo, Pete Townshend na guitarra e na bateria substituindo o insubstituível Keith Moon e com sangue de rock and roll nas veias, Zak Starkey filho de Ringo Starr baterista dos Beatles.

Um show feito por uma ótima causa. Uma apresentação memorável, regada a muitos convidados ilustres adicionados ao concerto ocorrido no dia 27 de novembro de 2000 no Royal Albert Hall em Londres – Inglaterra. O The Who desempenhou uma de suas melhores apresentações de todos os tempos de banda, tanto no contexto musical com a banda afiadíssima naquele dia, quanto na proposta em que eles traziam ao palco, justa de um evento de tamanha magnitude, com uma das mais consideradas bandas e precursora do rock and roll, junto com seus respeitados convidados.

Com mais importância ainda, eram as pessoas as quais eles respeitavam a ponto de reunir a banda e convidar artistas como o violinista Nigel Kennedy, com sua musicalidade etérea, e o cantor Eddie Vedder do Pearl Jam. Estavam todos unidos em um show beneficente, obstinados em prol da fundação Teenage Câncer Trust, ONG que cuida de jovens com câncer. No final do show os convidados mais ilustres, os jovens pacientes da instituição, subiram ao palco formando o concerto, e cantaram - See me, Fell Me do The Who - em uma só sintonia. Uma musica que sintetizando, fala muito do toque, do sentir e da percepção com o outro. Enfim terminou com muita humanidade aquele evento.

Porque que não se vê os grandes artistas populares no Brasil se reunindo pelo menos uma vez no ano em prol de instituições que cuidam de seres humanos mais necessitados? Que criem uma data para o evento, e se apresentam assim como no Criança Esperança das Organizações Globo... Será que sem a grande mídia cobrindo é vantajoso um evento desses para ajudar pessoas?

Nas grandes chuvas ocorridas no Brasil no ano de 2008 quando o Estado de Santa Catarina foi fortemente atingido deixando muitos desabrigados e mortos, a mídia cobriu absolutamente os acontecimentos e fez campanhas. Até nas telas dos caixas-rápido se via pedido de doação. Aquela catástrofe triste, tinha virado motivo midiático, todos queriam participar para ganharem notoriedade diante da opinião publica. A população prontamente atendeu, doando diversos recursos ao estado. No mesmo ano no nordeste do país, região com péssima infra-estrutura, conseqüentemente sofreu muito mais estragos com as chuvas, mais mortes e mais desabrigados e as doações foram ínfimas em relação as doações feitas para Santa Catarina.
Será que o povo do Nordeste é mais merecedor de miséria?

Deve ser por isso que o Brasil é um país tão miserável. Uma nação em que a opinião pública é influencia por artistas e pela mídia de massa. Instrumento mal utilizado, onde pessoas não estimuladas pelos seus “ídolos” não tem noção nem preocupação com a miséria a não ser que aborde-a na televisão.

Infelizmente um show como o que se apresentou o The Who e seus convidados ilustres, fica muito mais distante da nossa realidade de massa e de mídia capitalista. Um salve para aqueles que antes de serem artistas, são seres humanos e que fazem boas ações pela sua própria consciência.

Um comentário:

  1. Várias vezes me fiz esta pergunta sobre o Nordeste. falava que gostaria de ver esse mesmo empenho para o povo do Nordeste que sofre a anos e não vejo campanha alguma. Pessoas me olhavam e olham com espanto... O duro é ver o nordestino ajudando o pessoal do sul

    ResponderExcluir