quarta-feira, 24 de março de 2010

Depreciação da mulher pelo Reality Show BBB10

A Policia Militar da Bahia a imagem da mulher Brasileira e Baiana nunca foram tão depreciada em mídia de massa nacional como acontece no Reality Show BBB10, apresentado pela rede Globo, no ano de 2010. Em um momento de conversa dentro da casa, um dos participantes uma mulher, diga-se de passagem, expõe sínica-iminente e sem constrangimento algum, sobre suas habilidades e fatos sexuais.
Em um momento, me peguei pensando se existia nesse meu devir, algum tipo de hipocrisia ou preconceito machista em relação aos assuntos de sexualidade. Pensando um pouco mais fundo, vejo que não, e só reforço ainda mais minha percepção primária e instintiva. Isso por que, todo mundo faz amor, todo mundo tranza, faz sexo... é prazeroso, é gostoso, é diletante! A partir daí percebo que não há o que se esconder sobre esse assunto porém, acredito que não é apropriado e nem respeitoso, ainda mais para uma mulher exibida em mídia nacional, abordar o assunto a guisa como foi.
Como diz na Mitologia Grega, certa vez Pandora, que etimologicamente significa “Que tem dom de todos os deuses”, ela que foi a primeira mulher no mundo criada por Zeus, recebeu de um dos deuses a graça, do outro a beleza, dos outros a persuasão, a inteligência, a paciência, a meiguice, a habilidade na dança e nos trabalhos manuais. Fora mandada entregar um vaso de barro, dentro desse vazo, havia todos os males e enfermidades do mundo, com muita curiosidade, ela abriu o recipiente e espalhou os malefícios, como doenças e tristezas por todo o mundo.
Analogicamente ao fato de fazer um comentário com contexto sexual, da forma que foi abordado, na frente de pessoas desconhecidas, e na mídia de massa nacional com milhões de telespectadores, com gigantesca audiência, inclusive de crianças, deprecia, na minha opinião, para outros sem senso crítico a imagem da Policia Militar da Bahia, e da Mulher Policial no nosso País, cargo esse, certamente conseguido com muita luta pelas mesmas e não honrado como dessa vez foi visto. Uma vez o programa, embora transitório, é influenciador na formação da opinião pública permanente, assim como as telenovelas.

“Porque o meu nome é senhor sucesso,
faça o que eu peço que eu te faço ser rico, seja o que deus (eu) quiser,
quando for pra parar eu te digo. Eu vou te ensinar uma dança babaca,
pegar umas gostosas e pôr pra rebolar,
e vou sair dizendo pra todo país,
que isso é a música do meu lugar,
eu vou dizer que sou da Bahia, e vou virar superstar,
mesmo sabendo que tem bem mais que isso por lá.
Eu vou fazer dinheiro até enjoar……"

Banda Velhas Virgens



LINK Show em Salvador - Velhas Virgens - Senhor Sucesso:
http://www.youtube.com/watch?v=JeOD46D-PRY

LINK Sobre Mitologia Grega – Pandora:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Pandora

LINK letra da música Velhas Virgens - Senhor Sucesso:
http://letras.terra.com.br/velhas-virgens/49244/

LINK Comentário participante do BBB10:

http://www.youtube.com/watch?v=Ia43W9AO6xM

Um comentário: