sexta-feira, 5 de março de 2010

por Lucas Ribeiro

Humildade o primeiro passo para melhorar a sociedade

“O poder que, em vez de servir se serve, é um poder que não serve.” O conceito apresentado representa o ser egocêntrico, cada vez mais representado na sociedade do século XXI. Portanto, notando-se tantas variáveis incomodantes, o que eu faço para contribuir na melhoria do mundo é estar primeiro desenquadrado do estereótipo do século XXI que é irresponsável e centralista. Depois procuro ter algumas atitudes relevantes como, conhecer sem prejulgar as pessoas, procurando descobri-las quem são de verdade, ter humildade na hora de aprender e na hora de ensinar, torcer pelo sucesso de alguém que veio de “baixo” com muito esforço e admirar aquela pessoa pelo seu feito. Enfim, procuro fazer o bem para viver melhor.
Existem aquelas pessoas recheadas de individualismo, as quais evidenciam cada vez mais, atitudes impensadas e ignoram as sérias conseqüências causadas pelos seus atos. Nota-se que em todos os ambientes como principalmente no ambiente Político, hoje degradado pelos representantes descompromissados e com interesses próprios, no ambiente social, onde existem excluídos por estratificação econômica, esse exemplo pode ser visto na festa do carnaval, onde cordeiros trabalham sem as mínimas condições dignas de trabalho, apresentando uma Mas-valia que até Karl Max duvidaria que existiria. E no ambiente familiar, cada vez mais sem celebração, onde cada membro da família tem seu computador, seu canto, acabam se isolando sem sequer faz uma refeição junto aos seus entes, e por ultimo o ambiente de trabalho, onde as pessoas não conseguem mais ajudar e serem ajudadas, tudo é motivo de crítica e chacota, principalmente para quem está aprendendo a profissão.
Entende-se então, que o verdadeiro comprometimento com o outro, está cada vez mais escasso, mas essa situação pode ser melhorada. A busca da melhoria da sociedade, barganha com o comportamento de cada cidadão nela inclusa, e suas atitudes. Mesmo com todas as vertentes citadas acima, a virtude junto ao interesse de fazer o bem, faz do ser humano capaz de melhorar e muito o seu ambiente geral que é o mundo em que todos nós vivemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário