sábado, 27 de março de 2010

Dica para quem faz Jornalismo, Comunicação ou Letras.



Foto: Pordetrás

Conheça detalhes do filme "De corpo inteiro" sobre Clarice Lispector‎

Foi lançado, nesta terça-feira (23), no Recife, um filme sobre a vida da escritora Clarice Lispector. Ela nasceu na Ucrânia, em 1920, e aos dois mese, veio com a família morar na cidade, onde iniciou a vida escolar. Mudou-se para o Rio de Janeiro aos 12. Fez faculdade de direito, foi jornalista e escritora. Clarice Lispector se considerava pernambucana, por isso, o filme “De corpo inteiro” será lançado no estado.

De acordo com a diretora do documentário ficcional, Nicole Algranti, também sobrinha-neta da escritora, a película é sobre a faceta repórter de Clarice Lispector que poucos conhecem. “O livro contextualiza as décadas de 60 e 70, que foram os anos nos quais ela trabalhou como jornalista. Clarice vai se revelando aos poucos, a cada entrevista que realiza”, disse.

A cineasta explica que o filme é uma homenagem aos amigos que foram entrevistados pela escritora. “Ela tinha um toque especial na hora de fazer a entrevista. Nós procuramos os textos publicados pela artista e as pessoas que ainda estão vivas foram entrevistadas novamente. É um filme interessante para o jornalista ver”, falou.

E para os estudantes também. A professora de literatura Flávia Suassuna explica que Clarice Lispector pertence à terceira fase do Modernismo, assunto recorrente nos vestibulares. “É um movimento marcante na literatura brasileira, no qual ela se destaca por saber explorar bem duas características. Ao invés de falar de fatos, pesquisa-se como a pessoa percebe os fatos. É um exercício de introspecção. A segunda peculiaridade é pluralidade lingüística.

A cineasta também veio ao Recife por outros motivos. “Estou aqui também por Ferreira Gullar, grande amigo de Clarice, que completa 80 anos este ano, e nós estamos trazendo aqui para Pernambuco o único texto inédito dele, que vamos estrear com um grande espetáculo teatral. Ideia que surgiu durante a gravação do filme”, explicou.

Ela também veio à cidade para sensibilizar a Prefeitura do Recife para transformar a casa onde a escritora morou, na Praça Maciel Pinheiro, numa fundação de apoio à literatura pernambucana. O lançamento do filme acontece às 19h, na Livraria cultura, no Paço Alfândega.

Trecho do documentário: http://www.youtube.com/watch?v=PlUz0OPeSlU

Fonte: Pernambuco 360 graus

Um comentário:

  1. Tomara que tenhamos estreia deste filme aqui para irmos toda a sala.... que tal?

    ResponderExcluir