quinta-feira, 25 de março de 2010

IMAGENS QUE “APAVORAM”


O incomodo emana que eu use o pensamento junto à vontade de pesquisa como formula de entender a fundo, o que se passa nas situações de fato apresentadas a seguir.
Pois bem, outro dia recebi um e-mail, o qual constava mais de 1000 assinaturas virtuais e acompanhava com o titulo (Vergonha Mundial). Como de costume, acomodados culturalmente, assinavam aquilo ali sem nem saber ao menos a verdadeira historia daquele acontecimento. Pensando que em dar um simples click no mouse e assinar uma lista virtual, estariam fazendo uma boa ação social. Quanto a isso estavam enganados.
Por um instante, me surpreende a imagem, o mar manchado de sangue, varias baleias mortas e pescadores ao redor, até que um amigo, através de um Blog na internet, escreve sobre o assunto, e eu como bom analisador real de fatos, adorei saber o que se passava na real sobre a “assombrosa” pescaria.
Foi o e-mail das baleias “assassinadas”, se você recebeu esse e-mail com fotos de baleias, que na verdade são golfinhos ou baleias-piloto, as quais são massacradas nas ilhas de Faroé (faroese islands - Dinamarca) não pasmem, é pesca de subsistência.
Em um inverno frio na Dinamarca, na época de 1584, os golfinhos daquela região passaram a ser caçados. Os cardumes, se é que pode ser chamado assim o coletivo de cetáceos, eram cercados e capturados pelos pescadores, com o intuito de diminuir a mortalidade dos habitantes da ilha, causadas pela fome e pelo inverno massacrante. Alem do mais, se extrairia das baleias-piloto, na verdade golfinhos e cetáceos, o que quer dizer mamíferos marinhos, óleo para fazer fogo e amenizar o frio e carne para alimentação. Hoje em dia a pesca é considerada sustentável pelas instituições de proteção ambiental. Apenas 0.01 das baleias-piloto ou golfinhos como queiram chamar, são “utilizadas” anualmente pela população da ilhas de Faroé e assim prevalecendo a subsistência e cultura daquela região do país da Dinamarca.
O mesmo acontece quando absorvemos uma noticia, veiculada pelos grandes veículos de comunicação da mídia de massa Brasileira, e mais uma vez acomodados, satisfeitos, acreditamos sem inferir e sem relutar sobre a veracidade daquela informação. Falta senso critico caros colegas. Vem-me com grande satisfação e até com a sensação de dever cumprido comigo mesmo, quando consigo discernir sobre determinados assuntos calamitosos que por vez não são, e alegres que na verdade, também não são verídicos.
Outro dia, ao abrir o site da globo.com, com a finalidade de ver os lances de um jogo do meu time de coração, o Palmeiras, diga-se de passagem, não anda nada bem desde o final do ano passado, quando escapou de ganhar um titulo nacional. Enfim, vejo uma matéria sobre o governador de SP, José Serra, anunciado de forma oficial recentemente pela coligação direitista (Ideológica) política, como candidato a disputa política presidencialista. Chamou-me atenção, assim como no caso das baleias-piloto, a imagem do cidadão José Serra tocando um instrumento de sopro da cultura Sul-Africana, denominado vuvuzela. A matéria em resumo, apresentava a chegada da comitiva Sul-Africana ao Brasil, onde está sendo divulgado o evento Copa do Mundo de 2010. Embora com tamanha importância do entretenimento, a relevância da reportagem se deu ao fato de José Serra não acertar tocar a corneta, assoprando errado e arrancando risos de todos, inclusive dos jornalistas.
Enquanto isso eu lembrava que li numa data bem perto do dia da publicação da matéria vuvuzela, que o então governo de SP, administrado pelo candidato a Presidente para governar a República Federativa do Brasil, José Serra, ironicamente Palmeirense, está sendo determinado ao seu governo pelo Ministério Público do Estado e M.P. Federal a devolução da verba de R$2 Bilhões de Reais, desviada em apenas dois anos. O recurso financeiro era destinado para a saúde do estado, a programas de assistência farmacêutica, vigilância epidemiológica e combate à Aids e DST. O chocante é que não vi nenhum veículo de comunicação da grande mídia de massa dar atenção a este assunto o que me deixa incomodado, insatisfeito, e isso é o que me gera vontade de escrever e não deixar passar em branco.





LINK: Matéria Ministério Publico determina devolução de verda – Blog Leituras Favre:

http://blogdofavre.ig.com.br/2010/03/nao-sera-capa-de-nenhum-jornal-ministerio-publico-determina-que-serra-devolva-dinheiro-desviado-da-saude/

LINK: Matéria do site globo.com:

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0,,MUL1540491-5601,00-SERRA+POSA+COM+MASCOTE+DA+COPA+E+TENTA+TOCAR+VUVUZELA.html


Colegas sintam-se a vontade para comentar.

Um comentário:

  1. Lucas,

    Isto acontece quase sempre. Uma notícia acaba "ofuscando" a outra, ou muitas vezes, uma notícia é plantada e implantada para desviar o foco da oura, mais importante. Veja o filme MERA COINCIDÊNCIA é um ótimo exemplo disso. Acho que comentei na sala sobre ele. Ele fala justamente disso. Um presidente dos EUA que próximo das eleições é envolvido num escândalo sexual, prejudicando sua reeleição. Este presidente contrata um produtor de HOllywood que simula, grava e distribui fitas de uma guerra simulada. Obviamente o foco foi desviado e o presidente reeleito. Ótima dica. VAle a reflexão...

    ResponderExcluir