quarta-feira, 24 de março de 2010

Resenha crítica "Janela da Alma"

O documentário “Janela da Alma” retrata a situação de pessoas com problemas visuais desde a miopia até a cegueira total, e que mesmo com as suas dificuldades não deixaram de usufruir dos prazeres comuns da vida e nem de acreditar nos seus sonhos.
Diante de tantas adversidades, eles tiveram que descobrir meios de “ver” com os olhos da mente. Os sentidos que não são tão explorados por nós, são essenciais para realizarem as atividades do dia-a-dia. A exemplo de um fotógrafo cego, e um vereador que conhece todo o percurso do trabalho, através do barulho das ruas e estrutura das estradas. O uso dos óculos dá a sensação de visão direcionada, da atenção. Diferente do comum em que se ver muito e ao mesmo tempo não se ver nada. Não se tem foco.
A sensibilidade destas pessoas as leva a um mundo pouco conhecido por nós, onde o enxergar ocorre além da visão. Permitindo os sonhos continuem preservados e a imaginação seja mais aguçada.
Concluímos que a obra nos faz perceber, o quão capazes somos e que “o olhar é a janela da alma, mas não se olha da janela e sim através dela”.

Autoras: Laís Lopes, Regina Gomes, Tamile Vidal e Rebeca Fucs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário