terça-feira, 25 de maio de 2010

Análise do texto: Nome das Coisas - Mário Prata



Mudanças Intempestivas
  
É uma tendência das pessoas modificarem tudo em que se toca. Vivemos em uma sociedade em que o valor é constantemente modificado e com isso as gerações atuais e as que estão ainda por vir, estão ameaçadas de não conviver muita coisa agradável com os seus pais, avós e próximos mais velhos.
Cada vez mais os grupos estão isolados, os jovens da mesma faixa etária se reúnem para sair, conversar e conviver num modo geral. Com isso exclui-se a possibilidade de se aprender convivendo com os mais velhos.
Outro dia estava conversando com uma amiga, a qual tenho muito apreço. Ela mora no interior do estado, na minha saudosa Santo Antonio de Jesus. Estávamos sentados na varanda da casa dela em uma diletante prosa, quando caiu uma tremendo pé d’água.
O aguaceiro foi o estopim para debatermos sobre mais um tema. O tempo. Conversa vai, conversa vem, lhe fiz uma pergunta que, para muitos parece simples, para outros que sofrem com o problema a resposta é até ignorada. Mas para mim aquela resposta foi absolutamente científica e explicou todo o problema.
- Dona Glória, porque que nos estados do sul do país, se alaga tanto quando se chove? 
Ela simplesmente me respondeu:
- Minadouro.
Não entendi muito bem naquela hora, lhe dei um abraço e fui para casa. Depois viajei de volta para Salvador afim de cumprir minhas obrigações. Mas aquela resposta permaneceu em minha cabeça muitos dias. Fiz uma pesquisa para aperfeiçoar meus conhecimentos sobre minadouro. Descobri que era um reservatório de água subterrâneo e ai a resposta me fez o total sentido.
Durante a pesquisa descobri que o Aqüífero Guarani é o maior manancial de água doce subterrânea transfronteiriço do mundo. Se expande por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. No Brasil o minadouro abrande os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Parte desses estados estão freqüentemente enfrentando problemas de alagamentos por conta das chuvas que não escoa com tanta facilidade, devido a grande quantidade de água que já existe no sub-solo, dificultando a descida da água o que resulta em alagamentos.
Aprendi com Dona Glória, minha amiga e uma senhora de 90 anos de idade, mais  do que com a mídia, que leva o problema pro lado político, e que mostra a miséria em troca de audiência. Aprendi mais do que com a sociedade, que não se preocupa com esses problemas sociais a não ser quando a mídia pede apoio. Aprendi mais do que com os cientistas, que modificaram o nome de minadouro numa época atrás para lençol freático nos dias de hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário