quinta-feira, 13 de maio de 2010

A dor da Lucidez

O chamado “ensino tradicional” muito utilizado ainda nos dias atuais esteve e está preocupando estritamente com os fatos e os personagens que no caso da literatura, marcam a sua historia e o seu desenvolvimento. Entretanto, com as modificações propostas pela praticas pedagógicas contemporânea, a relação ensino – aprendizagem passou a exigir um aprofundamento reflexivo impar e estranhamente novo para uma sociedade ainda ligada aos velhos modelos de ensino.
As praticas educacionais que estiveram presentes no ambiente escolar até a chegada da Revolução Tecnológica, preocupou-se demasiadamente com a simples memorização de informações quase sempre soltas e sem utilidade prática alguma no cotidiano do aluno. A partir da década de 1960, diversos teóricos, entre eles; Paulo Freire e Edgar Morin atentaram-se, para a necessidade de se criar uma relação intima e contextual entre o conhecimento trabalhado em sala de aula e a aplicação pratica daquilo que é estudado.
Desde então, a formação de uma consciência critica, passou a ser a prioridade do modelo pedagógico contemporâneo o que, no entanto não acontece ainda na pratica dada a complexidade sócio-cultural, vivida nos dias atuais.
Por conta das modificações supracitadas, muitos profissionais especificamente na área de educação têm vivido as profundas transformações advindas da inversão de valores sofridos pela sociedade ocidental.
Muitos elementos priorizados em um determinado modelo de ensino passaram a ser desvalorizado, em outros assim como, novos conhecimentos foram também se incorporando ao longo do tempo entre eles, no que podemos metaforicamente chamar de “obra da lucidez”, essa expressão, na pratica, esta ligada à necessidade de desenvolver a consciência critica dos discentes e a sua capacidade de reflexão sistemática, seja qual for o contexto em que ele esteja inserido, desde o âmbito escolar até a sua formação como pessoa.
Enfim, esses modelos educacionais estão ainda se incorporando as praticas contemporâneas, os quais levaram algum tempo ate que sejam efetivamente desenvolvidos. A atual sociedade anseia não somente por profissionais, mas especialmente por pessoas que possam exercer a sua capacidade critica - reflexiva de maneira integrada e respeitando o antigo modelo, dado a sua importância para o momento histórico em que ele foi inserido e procurar-se a partir das novas perspectivas que estão sendo incorporada à educação contemporânea, a construção de uma sociedade mais desenvolvida e, por assim dizer, mais humana.

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